Congresso da SOBRACIBU 44 anos após o primeiro realizado na antiga faculdade de farmacia e odontologia de Piracicaba , Cartaz fornecido pelo Dr. Waldemar Romano Diretor do Museu da APCD Piracicaba

No dia 10 de Janeiro de 1952 em reunião realizada na sala de conferências da Escola de Saúde do Exército na cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal, reuniram-se, em Assembléia Geral cirurgiões para a finalidade de, solenemente instalar a Associação Brasileira de Cirurgia Buco Maxilar.

Constituída a Diretoria Provisória o presidente da mesma Prof. Dr. Mario Graziani convidou os presentes a participarem dos trabalhos de instalação da entidade.

Entre os presentes os abaixo relacionados constituiam a Diretoria Provisória Prof. Dr. Chryso Fontes, D.D. Diretor da Faculdade Nacional de Odontologia; Capitão Dr. Epaminondas Vieira Peixoto, representante do Diretor da Escola de Saúde do Exército; Dr. Wladimir Pereira Presidente da Associação Brasileira de Odontologia; Prof. Dr. Gaspar Soares Brandão, Professor de Prótese Buco Maxilo Facial da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro; Dr. Roque Policiano Cruz Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas; Coronel Dr. Enis Vilela ligado a Prótese Buco Maxilo Facial e ex combatente; Dr. Hory Botto representante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. Jayme Barandes Professor da Escola de Saúde do Exército.

Após o término da constituição da entidade a Diretoria Provisória foi destituída e o Prof. Dr. Chryso Fontes foi convidado a presidir os trabalhos para eleição da Diretoria definitiva com mandato de 2 anos.

O Dr. Sylvio de Freitas Pereira propôs então que fosse aclamada a mesma Diretoria Provisória o que foi aceito por unanimidade.

A primeira Diretoria ficou então assim constituída:
Presidente: Prof. Dr. Mario Graziani
1ºVice Presidente: Prof. Dr. Chryso Fontes
2ºVice Presidente: Prof. Dr. Fortini (nome ilegível)
Secretário Geral: Dr. Ary (sobenome ilegível)
1ºSecretário: Dr. Jayme Barandes
Tesoureiro: Dr. Hory Botto
Diretor da Revista: Prof. Dr. Cyro A. Silva
Comissão de Sindicância: Prof. Dr. Gaspar Soares Brandão, Prof. Dr. Jutorib Lima e Dr. Rubens Cabral.

À 11 de Março de 1963 em Assembléia Geral a denominação da entidade foi alterada para Sociedade Brasileira de Cirurgia Buco Maxilo Facial.

Em 1978 em Assembléia Geral, a razão social passou a: Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial que é a atual "nomina" da entidade.

Em 10 de Janeiro de 2002 a Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial completou meio século de existência.