BREVE HISTÓRICO - SOBRACIBU

 

     No dia 10 de Janeiro de 1952 em reunião realizada na sala de conferências da Escola de Saúde do Exército na cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal, reuniram-se, em Assembléia Geral cirurgiões para a finalidade de, solenemente instalar a Associação Brasileira de Cirurgia Buco Maxilar.

     Constituída a Diretoria Provisória o presidente da mesma Prof. Dr. Mario Graziani convidou os presentes a participarem dos trabalhos de instalação da entidade.

     Entre os presentes os abaixo relacionados constituíam a Diretoria Provisória Prof. Dr. Chryso Fontes, D.D. Diretor da Faculdade Nacional de Odontologia; Capitão Dr. Epaminondas Vieira Peixoto, representante do Diretor da Escola de Saúde do Exército; Dr. Wladimir Pereira Presidente da Associação Brasileira de Odontologia; Prof. Dr. Gaspar Soares Brandão, Professor de Prótese Buco Maxilo Facial da Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro; Dr. Roque Policiano Cruz Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas; Coronel Dr. Enis Vilela ligado a Prótese Buco Maxilo Facial e ex combatente; Dr. Hory Botto representante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Dr. Jayme Barandes Professor da Escola de Saúde do Exército.

     Após o término da constituição da entidade a Diretoria Provisória foi destituída e o Prof. Dr. Chryso Fontes foi convidado a presidir os trabalhos para eleição da Diretoria definitiva com mandato de 2 anos.

     O Dr. Sylvio de Freitas Pereira propôs então que fosse aclamada a mesma Diretoria Provisória o que foi aceito por unanimidade.

 

A primeira Diretoria ficou então assim constituída:
Presidente: Prof. Dr. Mario Graziani
1ºVice Presidente: Prof. Dr. Chryso Fontes
2ºVice Presidente: Prof. Dr. Fortini (nome ilegível)
Secretário Geral: Dr. Ary (sobrenome ilegível)
1ºSecretário: Dr. Jayme Barandes
Tesoureiro: Dr. Hory Botto
Diretor da Revista: Prof. Dr. Cyro A. Silva
Comissão de Sindicância: Prof. Dr. Gaspar Soares Brandão, Prof. Dr. Jutorib Lima e Dr. Rubens Cabral.

 

     À 11 de Março de 1963 em Assembleia Geral a denominação da entidade foi alterada para Sociedade Brasileira de Cirurgia Buco Maxilo Facial.

     Em 1978 em Assembleia Geral, a razão social passou a: Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial que é a atual "nomina" da entidade.

     A Cirurgia Buco Maxilo Facial no Brasil confunde-se com algumas pessoas muito destacadas que fizeram mesmo a História da Cirurgia no Brasil, como os professores Mário Graziani, João Jorge de Barros, Eurico Kramer de Oliveira e Edgard Carvalho e Silva. Da mesma maneira, pode-se, também, dizer que duas entidades foram muito importantes e relevantes nessa história, pois procuraram sempre elevar o nome da Cirurgia em todos os ambientes que eram apresentadas. Assim, a Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, representaram e ainda representam em muito a elevação cada vez maior dessa especialidade dentro da História do Brasil.

     Este fato, aqui no Brasil, deve-se sem dúvida alguma a pioneiros liderados pelos professores Mário Graziani e João Jorge de Barros em São Paulo, destacando-se também com inegáveis méritos batalhadores como Laet de Toledo César em São Paulo, Oswaldo de Castro em São Paulo, Ygar Ribeiro Gandra em São Paulo, Eurico Kramer de Oliveira em Pelotas - RS, Omar Seiler Camargo em Curitiba PR, Gaspar Soares Brandão em Porto Alegre - RS, Edgard Carvalho e Silva em Belo Horizonte - MG, Samuel Fonseca em Florianópolis - SC, Gustavo Demerval da Fonseca em Brasília – DF, João Hildo Carvalho Furtado em Fortaleza - CE, Cláudio José Maia Nogueira  em Maceió – AL, Antenor Araújo em São Paulo, Emanuel Dias Carvalho e Silva em Pernambucoalém de Marília G. de Oliveira da PUC-POA.

     Outros nomes ainda se destacam dentro da Cirurgia no Brasil como antigos presidentes do Colégio Brasileiro de Cirurgia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia, como: Clóvis Marzola, João Carlos Wagner, Clóvis Tarcísio Prada, Luiz Augusto Passeri, Paulo José Medeiros, Ricardo Holanda, Sylvio Alves Aguiar, José Luiz Teixeira Brancatto, Raymundo Miraca, Luiz Fernando Lobo, Sílvio Zanini, Rudiney Daruge, atual presidente da SOBRACIBU e Édela Puricelli

     Destaque todo especial deve ser atribuído àquele que foi o pioneiro na introdução de toda programação didática da Cirurgia como disciplina dentro de uma Faculdade de Odontologia, o Prof. Dr. Ruy dos Santos Pinto, quando foi convidado pelo Prof. Dr. Carlos Aldrovandi, para sua organização, por volta de 1957, iniciando o Primeiro Curso Oficial de Cirurgia em Escolas de Odontologia no Brasil em 1959 na Faculdade de Odontologia de Araçatuba - São Paulo.

 

 

 

Fig. 1 – Professores Graziani e Barros num acontecimento social na cidade de São Paulo.

 

Fig. 2 – Professor Gustavo Demerval da Fonseca de Brasília

 

Fig. 3 – Professor João Hildo Carvalho Furtado, uma das grandes expressões políticas da Odontologia Brasileira

 

Fig. 4 – Professor Luiz Fernando Lobo com o Professor Clóvis Marzola, no lançamento de um livro do professor Marzola.

 

Fig. 5 – Professora Édela Puricelli, um dos grandes nomes feminino da Cirurgia no Brasil destacando-se atualmente como a nova presidente da ALACIBU.

 

     Referncia especial ao Congresso da SOBRACIBU 44 anos após o primeiro realizado na antiga faculdade de farmacia e odontologia de Piracicaba, Cartaz fornecido pelo Dr. Waldemar Romano Diretor do Museu da APCD Piracicaba

 

 

Fig 6- Simpósio de 14 anos da SOBRACIBU em 1964 (1952/1964)

 

 

Fig 7 – Prof. Raymundo Miracca nas comemorações de 50 anos da SOBRACIBU em 2002 (1952/2002)

 

Fig 8 – Dr Rudiney J. Daruge - Presidente eleito nas comemorações de 60 anos da Sobracibu.

 

 Fig 9 – Dr Daniel Nastri de Luca (Atual presidente da Sobracibu)